Hello World - Jekyll Blog

- 3 mins

E vamo lá naquele velho e bom Hello World, rs

Bem, desde que comecei a navegar pela web sempre gostei bastante de ler blogs, comentar, e até tentei criar um lá no blogspot para compartilhar algumas coisas sobre música, uma paixão da época e de sempre e que inclusive ainda ta lá http://fromdenisvieira.blogspot.com.br/, rs, mas infelizmente não tive como prolongar muito. Então, sempre apaixonado e viciado na web sempre tentei muitas coisas, desde sites, rádios até servidores de jogos online, seguindo sempre aquele princípio de “faça você mesmo!”, dai depois de uma breve passagem e choque de realidade no curso de Bacharelado em Física na Universidade Federal de Alagoas, consegui ingressar meus estudos no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação lá no Instituto Federal de Alagoas e comecei a engrenar nessa área de tecnologia e posteriormente procurei e procuro me especializar cada vez mais na área de desenvolvimento web, a qual venho me identificado e gostado bastante.

Desde que comecei a acompanhar varios blogs, e a adquirir alguns conhecimentos muito úteis com outras pessoas muito boas, e que também tem essa iniciativa e objetivo de compartilhar conhecimento e aprender sempre mais com isso, decidi criar esse blog/portfólio tanto ajudar outras pessoas compartilhando alguns conhecimentos que venho adquirindo, tanto para “pegar o bigu” e divulgar alguns projetos que venho desenvolvendo para quem sabe possamos trabalhar juntos, ou eu possa desenvolver algum projeto para você .

Então, sem mais delongas, vamos á maravilha do Jekyll \õ\Õ\õ ‘’

Para auxiliar em todo esse processo de conceituação e iniciação, irei sempre pedir a ajuda e citar varias referências que já escreveram algo sobre o contéudo, para não precisar “refazer a roda” e divulgar e dar os devidos créditos à toda informação compartilhada da melhor maneira.

Então, o Jekyll é um gerador de sites estáticos escrito em Ruby, nesse post do Felipe Fialho ele explica bem claramente o que é isso e toda sua facilidade em produzir sites e blogs estáticos. O Tableless também defini bem e aponta bem claramente o problema que o Jekyll resolve, além de mostrar bem sua estrutura.

” O Jekyll é um gerador de códigos estáticos. A ideia é que você crie páginas e até mesmo um blog de forma estática, usando HTML que você já conhece, junto com alguns truques que irão ajudá-lo a converter seu site em arquivos estáticos, pronto para ser publicado. Ele é baseado em vários formatos como Markdown para formatação de textos e posts e um padrão de template chamado Liquid com um pouco de YAML para exibir e guardar os dados das variáveis. “

Então, comumente gosto de organizar muito as coisas que vem aparecendo na vida, até porque tem muita coisa, rs, mas bem, e no desenvolvimento não poderia ser diferente e o mais legal é que cada organização impacta na sua produtividade, no desempenho e na sua satisfação em trabalhar, otimizar o seu trabalho é sempre uma tarefa incansável e altamente necessária dentre tanta coisa que vem surgindo para ajudar, então, nunca gostei de ficar repetindo código, sempre achei muito desnecessário e me dava o ódio ter que mudar em varios arquivos a mesma coisa, dai então há um bom tempo procurei e descobri o Jekyll e o que me fez gostar, foi sua simplicidade e maneira de programar que se, explorei outros geradores, gostei muito do https://hexo.io/ que é em javascript <3 e também é bastante popular, além de ter uma arquitetura bem legal, utilizando a ideia de tema, possibilitando troca de temas rápida e fácil utilizando os mesmos dados, bem semelhante ao wordpress. No site https://www.staticgen.com/ você pode encontrar uma lista com vários geradores de sites estáticos nas mais diversas linguagens .

Você pode rodar o Jekyll em qualquer servidor que dê suporte a HTML, CSS e arquivos de Imagem, ou seja, basicamente qualquer lugar! \õ ‘’

Bônus

Logo abaixo vou deixar alguns links de alguns blogs de devs, Jekyll para vocês aprenderem mais sobre geradores estáticos além de um pouco de markdown que é mais que útil pra quem qualquer dev :

Dev Blogs

Jekyll

Markdown

Denis Vieira

Denis Vieira

Desenvolvedor Web e Mobile

comments powered by Disqus
rss facebook twitter github youtube mail spotify instagram linkedin google photos pinterest medium